TERRAS DE SICÓ PARTICIPA NA FEIRA INTERNACIONAL DE CABO VERDE | XXVIII FIC’2025 | NO ÂMBITO DO PROJETO DE COOPERAÇÃO “TERRAS DA LUSOFONIA”

Participação de uma missão institucional da TERRAS DE SICÓ na Cidade da Praia, sob o lema “Promovendo Oportunidades para o Crescimento Económico em Cabo Verde” e reuniões institucionais.

A Terras de Sicó - Associação de Desenvolvimento esteve presente na cidade da Praia, ilha de Santiago, na Feira Internacional de Cabo Verde | FIC’2025 | no âmbito do projeto de cooperação transnacional  “Terras da Lusofonia”.

Para além da participação na FIC foi cumprido o seguinte agendamento:

Receção na Associação Nacional de Municípios CV

Reunião de trabalho com o Presidente da ANMCV, Dr. Fábio Vieira

Pontos:

. Renovação do compromisso do protocolo com a Terras de Sicó e a Associação de Municípios das ilhas do Fogo (São Filipe, Sta. Catarina e Mosteiros) e Brava;

. Desafio ao presidente da ANMCV para o agendamento de um 1º Encontro de Municípios geminados (ANMCV + ANMP) com duas sessões, uma em Portugal e outra em Cabo Verde e identificar bolsa de Municípios disponível para alargar o movimento existente;

. A pedido do presidente da ANMCV, a Terras de Sicó poderá pela sua experiência ajudar a organizar em CV a 1ª Feira de produtos endógenos CV, envolvendo os seus 22 Municípios;

. Ajudar a estabilizar em CV um sistema de recolha de resíduos sólidos urbanos baseado na experiência dos Municípios portugueses;

. Ajudar a processar em CV a desmaterialização da administração autárquica baseado na experiência dos Municípios portugueses;

. Ajudar na componente Turismo de Natureza a implementar projetos de sinalética e valorização do património natural e construído dando como exemplo a nossa GR 26;

Inauguração oficial e visita à FIC

Participação na inauguração oficial e visita à FIC. Estabelecimento de contactos diretos com o Instituto PROEMPRESA – unidade de atendimento e coordenação de todos os serviços de assistência técnica e financeira às micro, pequenas e médias empresas; contactos com as Câmaras de Comércio do Sotavento e Barlavento CV em reunião com o Presidente Marcos Rodrigues; em contexto, contacto direto e partilha de propostas da missão com o Sr. 1º Ministro CV, Dr. Ulisses Correia e Silva.

Reunião com Sr. Ministro da Promoção de Investimentos e Fomento Empresarial e Ministro da Modernização do Estado e da Administração Pública.

. Receção no Ministério, recebidos pelo Sr. Ministro, Dr. Eurico Correia Monteiro e apresentação do desafio de organização de uma missão empresarial da Terras de Sicó, envolvendo 2 a 3 empresas por Município, para participar na FIC’26 em São Vicente e articular reuniões prévias de trabalho com o Instituto PROEMPRESA, as Câmaras de Comércio do Sotavento e Barlavento CV e a Associação Nacional de Municípios CV para enquadrar os nossos empresários na oferta de investimento, nas suas condições de apoio económicas, fiscais e jurídicas.

Receção na Câmara Municipal de Santa Cruz

. Receção nos Paços do Município de Santa Cruz pelo Sr. Presidente Carlos Alberto Gonçalves Silva, que visou fortalecer laços institucionais e aprofundar parcerias nas áreas do desenvolvimento local, cultura, formação e governança municipal, tendo como premissa o recente acordo de geminação celebrado com a Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova. O momento foi aproveitado para no quadro da Terras de Sicó terem sido discutidas oportunidades de cooperação estratégica, destacando o potencial de intercâmbio técnico, partilha de boas práticas e implementação de projetos conjuntos orientados para o crescimento económico sustentável e o fortalecimento institucional.

O Presidente da Terras de Sicó, João Guerreiro, convidou  o Presidente Carlos Silva, na sua qualidade de Presidente da Associação de Municípios da ilha de Santiago, a organizar uma comitiva com todos os Srs. presidentes dos Municípios de Santiago a visitar o território da Terras de Sicó no âmbito de uma visita institucional integrada na programação da próxima EXPOSICÓ’26, a realizar em Alvaiázere.

Nessa programação deverá estar em cima da mesa uma proposta da Terras de Sicó no estabelecimento de assinatura de um protocolo com a Associação de Municípios da ilha de Santiago à imagem do que já tem com a Associação de Municípios das ilhas do Fogo (São Filipe, Sta. Catarina e Mosteiros) e Brava, no âmbito dos projetos LEADER da cooperação transnacional.

Também nesta receção, Paulo Simões, vice-presidente do Município de Condeixa-a-Nova, manifestou institucionalmente a vontade do seu Município de respeitar técnica e politicamente o recente acordo de geminação com o Município de Santa Cruz e alargar esse princípio a outras áreas de intervenção na comum vontade das partes.

 

 

Data da notícia: 24 Novembro 2025

TERRAS DE SICÓ PARTICIPA NA FEIRA INTERNACIONAL DE CABO VERDE | XXVIII FIC’2025 | NO ÂMBITO DO PROJETO DE COOPERAÇÃO “TERRAS DA LUSOFONIA”