FÓRUM ROMA VIA SICÓ FOI UM ÊXITO

Inaugurados em Conímbriga os Postos de Informação Sicó e o espaço de comercialização de produtos «SICÓ»

A Terras de Sicó – Associação de Desenvolvimento apresentou hoje, no Auditório do Museu Monográfico de Conímbriga, o seu Plano de Acção para a candidatura ao PROVERE, inserida num encontro de trabalho denominado «FÓRUM ROMA VIA SICÓ… no limite do império».
Abriu a sessão a Dra. Margarida Guedes, vice-presidente do Município de Condeixa-a-Nova, seguindo-se uma intervenção do Presidente da Direcção da Terras de Sicó, Engº Paulo Júlio, evidenciando o contexto do PROVERE na valorização dos recursos endógenos do território, focado neste caso a temática da Romanização e a oferta já disponível em vários sítios arqueológicos, no eixo a valorizar entre Conímbriga e Tomar. Encerrou a Sessão de Abertura o Dr. Pedro Machado, Presidente do Turismo Centro de Portugal, que valorizou a iniciativa, evidenciando a oferta do território na consolidação da marca «Centro de Portugal», acrescentando a criação recente de um outro Fórum, o «Fórum Centro Portugal», promovendo a abertura da base área de Monte Real à aviação civil, acompanhando a tendência do nova oferta dos voos low-coast, permitindo novos fluxos turísticos que, neste contexto, servirão também esta aposta das Terras de Sicó.
O 1º painel contou com uma intervenção inicial do Dr. Virgílio Correia, Director do Museu Monográfico de Conímbriga, contextualizando o sítio arqueológico enquanto referência do eixo a promover, evidenciando a actual quebra de visitantes e a necessidade de uma intervenção pública que devolva a Conímbriga a sua valência histórica e cultural, afirmando que este projecto poderá ser mobilizador dessa tarefa. A partir desta intervenção, seguiu-se uma mesa redonda moderada pelo Prof. Dr. Jorge Alarcão, Prof. Jubilado da Universidade Coimbra, discutindo a iniciativa, dinamizando com os vários responsáveis dos actuais sítios arqueológicos um debate sobre o território na sua valorização histórica e cultural.
No 2º Painel, a Dra. Susana Loureiro da SPI – Sociedade Portuguesa de Inovação – apresentou o projecto «Villa Sicó» objecto da candidatura, seguindo-se um espaço de debate no sentido de recolher contributos para o Plano de Acção em desenvolvimento. No encerramento, depois de uma intervenção do Engº Jorge Bento, Presidente do Município de Condeixa-a-Nova, reforçando o projecto e o seu contributo para o desenvolvimento económico e cultural desta região de baixa densidade, marcando também presença o Engº António Paiva, membro da Comissão Directiva do Mais Centro – CCDRC, responsável pela gestão do PROVERE na Região Centro, desafiando as entidades públicas e privadas a associarem-se à candidatura, congratulando-se com a abertura da Terras de Sicó ao Município de Tomar, cumprindo o antigo eixo tematizado neste projecto.
Encerrou o Prof. Dr. António Pedro Pita, Delegado Regional da Cultura do Centro, associando-se à iniciativa no sentido do envolvimento dos seus serviços, assumindo que o Ministério da Cultura está disponível para reforçar institucionalmente o projecto «Villa Sicó».
Encerrado o Fórum, seguiu-se a inauguração em Conímbriga de uma espaço de comercialização de produtos «SICÓ», da responsabilidade da SICOGEST e, no espaço da bilheteira, a inauguração dos Postos de Informação Sicó, a funcionar a partir de hoje com informação turística sobre o território.
Depois de uma prova de produtos Sicó no restaurante do museu, os participantes do Fórum visitaram os sítios arqueológicos de Conímbriga, Rabaçal e Santiago da Guarda, tendo na “Villa Romana” do Rabaçal presenciado as obras de recuperação do balneário, nova oferta deste sítio arqueológico aos visitantes.

Data da notícia: 20 Dezembro 2008