FaunaBufo-real

Nome Comum: Bufo-real

Nome Científico: Bubo bubo

Família: Strigidae

Bufo-Real
Bufo-Real 
Bufo-Real
Bufo-Real 

Distribuição

Distribui-se largamente pela Eurásia e pelo Norte do Continente Africano. Em Portugal ainda existem alguns exemplares desta espécie mas infelizmente não tantos como se desejaria. É a maior ave de rapina nocturna do Mundo vulgarmente conhecida por mocho ou coruja.

Descrição

Ave de rapina que possui um comprimento de 70 cm e uma envergadura entre 1,50 e 1,80 m, com a particularidade de que as fêmeas são maiores que os machos, pesando estas entre os 2,5 e os 3,2 kg enquanto que os machos pesam entre 2 a 2,7 kg. É um animal robusto com dois tufos de penas na cabeça que o ajudam a disfarçar a sua presença enquanto caça.

Comportamento

É uma espécie solitária que forma casais sedentários e territoriais ao longo do ano. O seu território é marcado através das suas vocalizações muito conhecidas (“Hoo-oo”) que se podem ouvir a 5 km de distância. Todavia, estes sons são mais frequentes na altura de acasalamento, ou seja, no Inverno. O seu voo não é ruidoso.

Alimentação

Visto ser uma animal nocturno a sua caça faz-se ao anoitecer. Alimenta-se de animais, tais como, coelhos, lebres, ouriços, roedores, pombos, raposas, lontras e outras aves de presa, como o Açor. Visto isto, encontra-se no topo da cadeia alimentar, apresentando um papel de super-predador, que somente a Águia-real e o Lobo existentes na Europa ocupam igualmente esse lugar. Isto faz do Bufo-real uma espécie muito importante no ecossistema, pois controla a abundância das outras espécies existentes nesse habitat.

Reprodução

O Bubo bubo forma um casal permanente ao longo do ano. Inicia a sua reprodução no final de Dezembro, início de Janeiro. Os buracos das rochas, dos troncos, ou ainda ninhos deixados por outras aves são os sítios escolhidos para nidificarem. A postura dá-se em Março ou Abril e é de 2 a 4 ovos esbranquiçados, com um tempo médio de incubação de 35 dias. Os pequenos bufos começam a voar ao fim de 34 a 60 dias.

Habitat

Esta espécie habita um variável número de habitats. Incluindo florestas de folhosas, locais rochosos, por isso ser considerado uma espécie rupícola, mas também ocorre nas estepes com ou sem árvores e nos desertos rochosos e arenosos.

Conservação

Segundo a lista de espécies considerada no Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal, o estatuto de conservação para o Bubo bubo é de espécie “Rara”. Isto porque, esta espécie é muito sensível às actividades humanas e estas têm vindo a provocar uma diminuição do número populacional da sua espécie. Contudo, em Portugal a sua situação exacta é uma incógnita, unicamente se sabe que a sua área de distribuição é muito descontínua, existindo em maior número nas zonas mais desabitadas e de difícil acesso. Esta ave é considerada uma espécie-chave do seu habitat, pois indica a qualidade ecológica do ecossistema.

Curiosidades

O Bufo-real possui no cimo da cabeça dois "corninhos" que quando se zanga ficam direitos. Esta espécie pode viver muitos anos em cativeiro e quando um casal se dá bem, pode nidificar todos os anos e criar os filhotes na gaiola. Para além disso, a fêmea pode também chocar ovos de galinha, porém, é necessário estar alerta porque pode comer os pintos.

Fotos: WIKIMEDIA COMMONS