FaunaGralha

Nome Comum: Gralha

Nome Científico: Corvus corone

Família: Corvidae

Gralha
Gralha 
Gralha
Gralha 

Distribuição

A Gralha é uma espécie bastante comum no nosso país.

Descrição

A Corvus corone possui uma dimensão entre 45 cm e 50 cm, com uma envergadura de 92 a 100 cm. É uma ave fácil de identificar pela sua cor, totalmente negra, incluindo as suas patas e o seu bico. Este último é relativamente largo, compacto e pontiagudo o que lhe permite ser distinguida do Corvus frugilegus. A ponta da sua cauda é quadrada. Não apresentam dimorfismo sexual. As crias quando nascem têm uma penugem cinzenta abundante não deixando de se notar a pele cor-de-rosa que vai escurecendo rapidamente. A gralha negra tem um voo bastante lento com batimentos de asas normais. Ela quase nunca plana nem atinge grandes altitudes, contentando-se a voar a baixa altitude.

Comportamento

É uma espécie sedentária, territorial e de hábitos muito agressivos. No início do Verão, esta espécie costuma reunir-se em bandos que ocupam o mesmo “dormitório” com o intuito de irem alimentar-se em pequenos grupos. Mas estes hábitos não são muito duradouros e quando surge o fim do Inverno, os casais individualizam-se. A parada do macho na época reprodutiva consiste numa sequência de “Olas”. O macho baixa a cabeça, levanta os ombros, abre um pouco as asas, e abre a cauda em leque balançando-se de um lado para o outro. Em voo, a parada faz-se com voos rápidos, descidas a pique, gritos intensos. Estas manifestações acontecem todo o ano não se sabendo ao certo se é a parada ou a demonstração do domínio do macho sobre a fêmea.
O canto da gralha negra é desagradável na sua sonoridade e por causa das repetições, sendo um canto rouco “kraac” ou “tchaar-tchaar”. Existem variações consideráveis, em função da situação ou do momento. Em voo, as gralhas interpelam-se fazendo cruzamentos a baixa altitude. A presença de aves de rapina ou de raposas incentiva-os a gritar. Esta gritaria pode durar meia hora, com intervalos silenciosos, e que não se acalmará até que a ameaça se vá embora.

Alimentação

As gralhas pretas têm um regime alimentar variado, incluindo cadáveres de animais, aves jovens, insectos, minhocas, cereais, frutos e ovos. Pode também roubar nos ninhos doutros pássaros.

Reprodução

O ninho da gralha negra é construído pelos progenitores. É um ninho volumoso, feito de ramos, ervas, folhas secas, lã de ovelhas, papéis, panos, plásticos, raízes, pena, etc. São edificados em árvores ou falésias. O macho traz os materiais e a fêmea no interior constrói-o. A postura dá-se entre Abril e Maio. A fêmea põe 3 a 5 ovos azuis-claros a esverdeados, com pintas cinzentas escuras. A incubação dura 19 dias, assegurados exclusivamente pela fêmea. As crias são alimentadas pelos dois progenitores conseguindo voar após 35 dias. Elas atingem a maturidade sexual aos 2 anos. Os casais são unidos para a vida inteira.

Habitat

A gralha negra gosta do campo com floresta de árvores dispersas, não muito densas. Elas gostam das dunas, zonas áridas, as bordas dos caminhos e estradas, as bordas rochosas, as falésias costeiras, as praias, as zonas portuárias, a foz dos rios e das lagoas.

Conservação

Esta ave tem má reputação por parte das pessoas por causar muitos estragos devido principalmente ao modo com se alimenta. Porque estragam as culturas aos agricultores, atacam as capoeiras, etc. O principal defeito da gralha negra foi que se adaptou facilmente as diversas actividades humanas, tirando o melhor proveito disso.

Curiosidades

Os romanos diziam da gralha “Brevior est hominum vita quam cornicum”, que quer dizer “a vida dos homens é mais curta que a das gralhas”. A idade máxima da gralha negra é aproximadamente 20 anos.

Fotos: WIKIMEDIA COMMONS