FaunaPeneireiro-comum

Nome Comum: Peneireiro-comum ou Peneireiro-de-dorso-malhado

Nome Científico: Falco tinnunculus

Família: Falconidae

Peneireiro-Comum
Peneireiro-Comum 

Distribuição

A Ásia, a Europa e África são os países pelos quais este animal se encontra distribuído. Em Portugal identifica-se este animal um pouco por todo o país.

Descrição

É uma ave de tamanho pequeno, possui somente 32 a 38 cm de comprimento, com uma envergadura de aproximadamente 68 a 78 cm. As fêmeas apresentam um tamanho maior que os machos, pesando estes entre 140 e 250 g, enquanto as fêmeas pesam entre 160 a 310 g. A cabeça do macho apresenta-se de cor castanho-acinzentada com linhas escuras. O dorso é de coloração castanha com manchas escuras em forma de concha e a cauda é cinzenta. Já a fêmea possui uma coloração mais parda em todo o corpo, com as manchas da zona abdominal em posição longitudinal e a cauda possui as manchas na transversal. Tanto a fêmea como o macho demonstram na sua cabeça um pequeno “tufo de penas” escuras. Os jovens apresentam-se semelhantes às suas progenitoras, adquirindo a sua plumagem definitiva aos 2 ou 3 anos de vida.

Comportamento

Esta ave tem costumes gregários, formando pequenos grupos. Para além disso é uma ave migradora e hibernante.

Alimentação

A comida desta ave são pequenos roedores, aves, répteis, anfíbios e também insectos que apanha lançando-se sobre a presa, através de um voo de localização ou de poiso.

Reprodução

A altura de acasalamento inicia-se com a chegada da Primavera, onde vários casais iniciam postura. Aproveitam os ninhos de outras aves, as árvores, as depressões rochosas, edifícios, entre outras estruturas para nidificarem. As fêmeas põem entre 3 a 6 ovos em Abril ou Maio, que são incubados durante 26 a 31 dias. O macho fica responsável por alimentar a fêmea enquanto esta choca os ovos.

Habitat

O seu habitat é muito diversificado, tanto vive em lugares planos como montanhosos, apesar de não se verificar em grandes manchas florestais.

Conservação

Em Portugal o Falco tinnunculus é considerada uma espécie “Rara”.

Curiosidades

Estas aves têm um hábito muito curioso, que regurgitar a comida. É frequente ver-se perto dos seus ninhos uns pequenos objectos com cerca de 4 cm, que não são nada mais do que, pequenas bolas de regurgitação ou plumadas. Estas consistem em restos de comida, constituídas por penas, pêlos, ossos e insectos que não são digeridos e que são regurgitados por estes animais. É muito difícil distinguir esta espécie da do Peneireiro-das-Torres, porém quem os conhece bem verifica que o Peneireiro-das-Torres apresenta-se mais pequeno, a sua cabeça, o uropígio, a cauda e a ponta das asas são cinzentos. Para além de que o seu dorso é liso e não demonstra o tufo de penas, e ainda, a característica mais fácil de identificar, é que as patas do Peneireiro-comum são pretas e as do Peneireiro-das-Torres são brancas.

Fotos: WIKIMEDIA COMMONS