FloraAzinheira
Nome Comum: Azinheira
Nome Científico: Quercus rotundifolia Lam
Família: Fagaceae
História
Esta árvore é típica do sul da Europa. Em Portugal encontra-se de norte a sul. Pode ser plantada, semeada ou espontânea. Apresenta a sua maior importância no interior do Alentejo, onde constitui os montados de azinho. Esta espécie pode estar consociada com outras espécies, tais como: o sobreiro, o carvalho, espécies agrícolas e até mesmo pastagens.
Descrição
Árvore perene, com uma altura média de 15 a 20 m (pode atingir os 25 m); Tronco com casca em tons cizentos-pardos; Folhas persistentes, verde-escuras, brilhantes na face superior, com indumento esbranquiçado na inferior, forma ovada e lanceolada, margens ligeiramente serradas; Floração entre Abril e Maio; Fruto de forma oval, chamado bolota, com maturação entre Agosto e Outubro, do 2º ano de vida.
Habitat
Todos os tipos de solo, incluindo os solos calcários e esqueléticos.
Floração
Usos Tradicionais
A bolota é a principal componente desta planta a ser utilizada, especialmente para servir de alimento aos porcos de montanheira. São os famosos porcos pretos que produzem o presunto pata-negra. Na medicina popular, estes frutos são usados para curar desinterias e diarreias. Também as folhas mais baixas da árvore ou as resultantes das podas ou desbaste, são alimento para o gado caprino e ovino nas épocas em que o pasto falta. A sua madeira é utilizada como combustível.
Curiosidades
A bolota era incluída na ementa dos nossos antepassados, devido a possuir uma certa doçura. Misturada com trigo e outros cereais resultava em pão que era consumido nos anos mais difíceis. Mas também podiam ser assadas como as castanhas.
FOTOS: WIKIMEDIA COMMONS