FloraFreixo

Nome Comum: Freixo

Nome Científico: Fraxinus angustifolia Vahl.

Família: Oleaceae

História

A mitologia dos países do Norte referia que o freixo era a "árvore-do-mundo", em que as suas raízes e ramos chegavam ao domínio dos deuses e abrangiam os confins do Universo, respectivamente. Pensavam igualmente que o primeiro à face da Terra tinha sido talhado a partir da madeira de um freixo.

Descrição

Árvore perene, caducifolia, que pode atingir os 40 m de altura; Tronco erecto, nu, de casca acinzentada lisa que posteriormente se fende; Ramos cinzentos, e glabros; Folhas com 20 a 35 cm de comprimento, verde escuras na página superior e mais claro na inferior, pinuladas, glabras, margens ligeiramente serrada; Floração de Abril a Maio; Flores em tons de castanho; Fruto é uma sâmara; Inodoro; Amargo.

Habitat

Solos pouco profundos, pantanosos e sombrios.

Usos Tradicionais

A maioria das pessoas utiliza as folhas do freixo para fazer infusões, pois estas têm um efeito laxante e diurético e servem igualmente para alimentar os animais. Mas também a casca tem propriedades óptimas, pois é adstringente e tónica, sendo boa para atenuar a febre, para além de, ser possível extrair um tanino muito eficaz contra o apodrecimento das redes de pesca. A sua madeira é apreciada pela sua elasticidade e dureza, sendo útil na carpintaria. É ideal para fazer prensas para o vinho e para o queijo, pois a sua madeira não tem gosto. Dela também é feito o carvão vegetal muito calorífico.

Curiosidades

A idade máxima que um freixo pode atingir são aproximadamente 300 anos. E esta espécie pode ser cortada por volta dos 70 ou 80 anos de idade.

FOTOS: WIKIMEDIA COMMONS