FloraMedronheiro
Nome Comum: Medronheiro
Nome Científico: Arbutus unedo L.
Família: Ericaceae
História
O termo latino "unedo" deriva de "un ede" que significa “apenas como um” ou “um e mais nenhum”, isto devido ao facto de, os seus frutos possuírem um sabor pouco agradável enquanto verdes.
Descrição
Arbusto ou árvore de pequena dimensão, que pode atingir desde 5 a 10 m de altura; Tronco com casca delgada, gretada, muito escamosa e de cor pardo-avermelhada ou pardo-acizentada; Folhas persistentes, coriáceas, glabras, verde-escuras na página superior e mais claras na inferior (parecidas com as do loureiro); Flores campanuladas, brancas ou cor-de-rosa; Floração dá-se entre Outubro e início de Novembro; Frutos amarelos (início da maturação-Outubro) e vermelhos (quando maduros), redondos, granulosos que medem entre 20 a 25 mm e chamam-se medronhos; Sabor adstringente.
Habitat
Indiferente ao tipo de solo. Matos perenes, orlas de bosques e encostas secas.
Usos Tradicionais
A madeira é óptima para tornear e para combustível. As folhas e a casca contêm taninos que servem para curtir peles. Na medicina popular, utilizam-no para curar problemas do aparelho urinário (cistites e uretrites), para diarreias e desinterias e para problemas da garganta (útil para gargarejo). Dos seus frutos produz-se a “aguardente de medronho” e também compotas.
Curiosidades
Visto os medronhos possuírem uma certa percentagem de álcool, são conhecidos por provocarem embriaguez e dores de cabeça a quem come muitos. Porém, para fazer a “aguardente de medronho” é necessário 1 Kg de frutos para produzir 1 l de líquido. Em Portugal as maiores manchas encontram-se nas Serras de Monchique e do Caldeirão.
FOTOS: WIKIMEDIA COMMONS