FloraUrze
Nome Comum: Urze, Torga-ordinária
Nome Científico: Calluna vulgaris (L.) Hull
Família: Ericaceae
HISTÓRIA
Pensa-se que Dioscórides se referia a esta Erica na sua Materia Medica como eficaz a curar as feridas provocadas por mordeduras de serpentes. Já em 131-200 d.C. Galeno descreveu-a como boa indutora da transpiração.
DESCRIÇÃO
Planta arbustiva, perene, que pode chegar a 1 m de altura; Caule lenhoso e sinuoso; Folhas verdes, persistentes, muito pequenas, opostas, lineares; Flores brancas ou cor-de-rosa, a púrpuras-claro, crescem em espigas.
HABITAT
Bosques pouco densos de solos pobres, charnecas, arribas.
FLORAÇÃO
Julho a Outubro.
USOS TRADICIONAIS
A urze tem usos muito diversificados consoante as suas componentes. A nível da medicina tradicional, as suas flores são muito utilizadas para fazer cataplasmas que aliviam as dores reumáticas e combatem as frieiras. É igualmente uma planta desintoxicante, útil para tratar artrites e a gota, assim como, problemas de bexiga e cálculos renais. Já as suas raízes servem para fabricar cachimbos. A terra derivada da decomposição das raízes é muito aplicada pelos jardineiros no cultivo de plantas de interior.
CURIOSIDADES
Este arbusto pode atingir uma idade de 40 anos e é um óptimo nectarífero, sendo grande fornecedor de substância às abelhas, do qual, resulta um mel escuro muito utilizado na confecção de doçaria.
Fotos: WIKIMEDIA COMMONS